Atendimento

O atendimento psicanalítico é um tratamento baseado na fala e na escuta. O psicanalista escuta aquele que sofre. Aquele que fala pode dar voz ao padecimento que o acompanha em tantos momentos da vida, e mesmo desde a infância.

Nos primórdios da psicanálise, uma das primeiras pacientes de Sigmund Freud chamou a psicanálise de “talking cure”, ou seja, “cura pela fala” justamente pelo efeito benéfico de falar daquilo que angustia. Colocar em palavras os sofrimentos permite liberar os afetos, tomar consciência deles e assim possibilita que cada um se aproprie de sua vida, de sua história de outra maneira.

Quando alguém se propõe a falar a um psicanalista daquilo que sofre inicia-se o processo de uma psicanálise. Para explicar um pouco deste processo, chamo o mito e a imagem da Fênix.

A Fênix é representada tanto na mitologia grega quanto na egípcia. Esta ave ficou conhecida por viver só e não poder se reproduzir. Quando sentia que a morte se aproximava, ela se recolhia em um ninho de ervas e ateava fogo em si mesma. Quando dela só restavam cinzas, a fênix renascia. Ela simboliza o renascimento, a metamorfose e a evolução.

Faz parte do processo de uma análise trilhar um caminho de perguntas, de questionamentos de si. Este caminho pela fala leva a descoberta de si mesmo através de vários renascimentos. É conseguir reinventar a si mesmo, dando outro sentido às perdas, aos sofrimentos, às angústias. É descobrir ser capaz de morrer várias vezes nesta vida e renascer uma vez mais.