Psicanálise, o que é isso?

Você pode ter reparado essa palavra circulando por aí e se perguntado: O que é psicanálise? Como a psicanálise pode ajudar as pessoas? O que é essa/e tal de psicanalista? O que faz? O que essa profissão tem de diferente em relação às outras? No texto a seguir apresento algumas respostas para essas interrogações que podem estar pululando na sua cabeça. Vem comigo que eu te explico 🙂

O que é psicanálise?

A psicologia tem diversas abordagens e teorias. A psicanálise seria uma delas, mas com uma diferença bem radical. Ela se destaca por se dedicar às questões do inconsciente e da sexualidade, em suma, da constituição subjetiva. (Você pode conferir o que a psicanálise estuda neste link.)

A psicanálise foi criada e desenvolvida primeiramente por Sigmund Freud (1856-1939), posteriormente por Jacques Lacan (1901-1981) e depois deles, tantos outros. Ela prossegue até hoje como esse Fale que eu te escuto capaz de tratar e transformar sofrimentos psíquicos.

Fotografia de Alessandra do Couto Valentim

Como a psicanálise pode ajudar as pessoas?

Como método terapêutico, a psicanálise consiste em ser um tratamento baseado na fala e na escuta. É o que permite à psicanálise acolher e tratar diversas manifestações dos sofrimentos psíquicos, da alma. Ela opera a partir de um procedimento chamado associação livre, o famoso fale o que lhe vier à cabeça. A/O psicanalista deixa a pessoa falar livremente, evitando julgamentos prévios de si mesma e sobre o que dizer e assim o inconsciente vai surgindo, vai tendo lugar.

Para a psicanálise, a fala consiste em um meio pelo qual se tem contato com o inconsciente. Além disso, através dela os afetos represados podem ser transformados. Falar e ser ouvido permite ter contato com conteúdos recalcados geradores de sofrimento. Eis o que possibilita mudanças subjetivas afim de que sujeito possa alcançar suas satisfações e realizações, afetivas, amorosas e profissionais.

Nos primórdios da psicanálise, uma das primeiras pacientes de Sigmund Freud chamou a psicanálise de talking cure, ou seja, cura pela fala justamente pelo efeito benéfico de falar daquilo que angustia, que causa sofrimentos. (Para saber como surgiu a psicanálise, clique aqui.)

Fotografia de Alessandra do Couto Valentim

O que é psicanalista?

A gente pode dizer que psicanalista é um(a) profissional que ouve as pessoas. É diferente do psiquiatra, aquele médico solicita e avalia exames e receita remédios. Psicanalista escuta as pessoas, dá um espaço para que elas falem o que lhes vier e assim através da fala, o inconsciente passa a ter um lugar para ser ouvido pelo sujeito.

Pode ter estudado psicologia ou não, mas com certeza psicanalista estuda constantemente psicanálise, seja em grupos de estudos e/ou em instituições psicanalíticas, além de prosseguir com sua análise pessoal. Portanto, no exercício dessa profissão de escuta do outro, e do inconsciente, a formação psicanalítica consiste em ser permanente.